Osterkamp

Enxaqueca: A fisioterapia pode ajudar?

Mulher com enxaqueca e dor

A enxaqueca é um quadro que acomete aproximadamente 2 milhões de brasileiros, podendo causar dor na região dos olhos, face, testa ou pescoço. Pode ser de moderada a intensa, aparecendo de maneira aguda ou com duração frequente. Está relacionada a alimentação, ambiente de trabalho, estresse e sono. Mas é só isso que sabemos:? Enxaqueca: A Fisioterapia pode ajudar?

A condição da enxaqueca assim como muitas outras condições, não apresenta apenas uma causa ou motivo, e além disso os motivos que a causam se estimulam para potencializar a dor, que com o tempo pode se tornar ainda pior. De que maneira uma dor pode se potencializar?

Ao longo do dia de trabalho, o cansaço muscular do corpo começa a aumentar e precisamos de um repouso que nem sempre pode ser feito, levando nossa musculatura além do que temos condições no momento. E é justamente quando um músculo precisa fazer um esforço físico além do que ele é capaz, sem um repouso adequado, que ele começa a se lesionar criando pontos de lesão e sobrecarga.

A dor em qualquer sistema de nosso corpo, tem a função de sinalizar que algo está errado, e dessa maneira a enxaqueca que está levando os músculos à uma fadiga, vai ficar mais intensa, demonstrando uma piora da dor.

Neste quadro, é normal que a pessoa se torne mais desgastada mental e fisicamente. No caso da enxaqueca, ela acaba tornando os músculos da face e do crânio tensos e dolorosos, de maneira crônica neste processo. Durante o dia uma pessoa depende do trabalho adequado de diversos músculos, por exemplo, na face e crânio nós teremos a mastigação, expressão facial, e também a sustentação da cabeça.  A fadiga nesse sistema pode ser vista após um longo dia de serviço, onde nosso pescoço começa a ter dificuldades em manter a postura adequada, nosso rosto apresenta uma sensação de peso, e muitas vezes sentimos um pouco de desconforto ao falar ou mastigar.

Nessa tensão muscular, o trabalho do fisioterapeuta pode e fará toda a diferença. Será necessário identificar os principais pontos dolorosos da enxaqueca, associar à outras causas do problema como bruxismo, que pode aumentar uma dor de origem na mastigação, má postura cervical que pode ocasionar dores na base do pescoço e nuca, alterações de visão que sobrecarregam a musculatura dos olhos e face, além da possibilidade de uma fraqueza global, ocasionando uma enxaqueca por toda a cabeça.

O tratamento e reversão do quadro é relativamente simples. Será trabalhado o relaxamento da musculatura, uma correção da postura caso esteja inadequada, e um fortalecimento de potenciais músculos que possam estar sobrecarregados.

Tratamento fisioterapia enxaqueca

Embora a enxaqueca seja uma condição debilitante, é possível reduzir sua intensidade significativamente, associando o trabalho do fisioterapeuta ao seu tratamento, modificando mecanismos de dor, e tornando a enxaqueca em algo do passado.

É nesse cenário que a sobrecarga desses músculos pode causar uma enxaqueca, ou até mesmo acentuar uma já existente. Dessa maneira, o principal foco do fisioterapeuta neste quadro é o alívio desses músculos, a recuperação de sua função adequada, além de um trabalho de preparação para suportar a rotina sem ter mais dor.

Assinatura William Osterkamp Reabilitando Limites

Deixe um comentário.

Sobre Nós

O corpo humano não se acostuma em ficar parado. Independentemente de sua limitação, nosso corpo é feito para se movimentar. Tornar isso possível é o trabalho da Osterkamp.

Instagram
The access_token provided is invalid.
Siga-nos