Osterkamp

O que é Humano Natural e por que você está vivendo sua vida da maneira errada?

A evolução é fato inegável das espécies, o ser humano tem todas as suas capacidades físicas e mentais como méritos do processo evolutivo pelo qual ele passou por milhões de anos (sim milhões), e embora as capacidades cognitivas e intelectuais são consideradas como o ápice do planeta Terra, ainda se desconsidera que o ser humano começou a dominar o planeta muito antes de seu intelecto ter lhe garantido a produção de ferramentas ou armadilhas, o ser humano primeiro dominou o planeta com suas habilidades físicas.

O desenvolvimento da corrida bípede e a perda dos pêlos associado ao suor como mecanismo de perda de temperatura garantiram ao ser humano a capacidade de ser o melhor corredor a longa distância do planeta, nenhum animal era capaz de fugir dele correndo, mas não só isso, se o alimento estivesse numa árvore, o ser humano subia na árvore, se estivesse em uma montanha, o ser humano escalava, se estivesse no rio, o ser humano nadava, se tornou o animal mais adaptável do planeta, e hoje em dia as vezes tem preguiça de cozinhar e chama uma tele-entrega.

É evidente que somos, podemos e possuímos muito mais hoje em dia com as revoluções de tecnologia dos últimos 10 séculos, muito mudou na vida de um agricultor aborígene que plantava o suficiente para sua família, e não tinha nada além de comida e a roupa do corpo, e entre esse aborígene e o caçador coletor(esse caçador coletor é basicamente o ser humano pré-civilização, geneticamente e biologicamente igual a nós, mas antes da agricultura e das grandes comunidades), mais ainda mudou, o caçador não tinha como hábito um lar fixo, nem uma dieta garantida, dependia de sua mente e principalmente de seu corpo, mas o céu era seu limite, e seus pés conheciam bem a terra em que pisava.

No livro “Uma Breve História da Humanidade”, o escritor Yuval Harari comenta que a raça humana levou séculos e séculos para que pudesse evoluir para uma vida mais confortável e fácil que a vida de um caçador coletor, ele precisava adquirir alimento e seu dia estava concluído, sempre ativo, corria, saltava, e usava seu corpo com a liberdade que era dada à si mesmo pelo constante treinamento diário que acabava fazendo sem nem perceber, apenas por necessidade.

Uma ironia da situação em que vivemos é que evoluímos profissões de saúde avançadas, com estruturas hospitalares, cirurgias e medicações que tratam as doenças mais fatais para o ser humano, e a doença que mais mata o ser humano moderno é algo que provavelmente tinha um impacto muito menor na vida do caçador coletor, doenças cardíacas e circulatórias. Nós evoluímos um sistema todo de saúde que tenta, e infelizmente não consegue, ser melhor que uma vida com hábitos saudáveis, o caçador coletor tinha esses hábitos, de alimentação e movimento e necessidade física, que garantiram que pudesse morrer de infecções, acidentes, e até mesmo sendo atacado por um animal feroz, mas dificilmente morreria de doenças cardíacas.

O que eu quero dizer com isso?

Que para sermos mais saudáveis devemos abandonar nossa civilização e vivermos como caçadores e coletores?

NÃO.

Eu não sei vocês, mas eu gosto da tecnologia, do conhecimento, do entretenimento, das facilidades que temos, e das evoluções que galgamos, nossa civilização só foi possível graças a mudança da caça individual para a agricultura de grande população.

Mas mesmo assim uma coisa é importante entender, nossa saúde ainda está deixando a desejar, e se fôssemos brigar contra um caçador coletor com idade igual a nossa, nós iríamos apanhar feio.

E eu acho que está na hora de melhorar nossas chances.

Parece radical, mas ser um pouco mais como um caçador na verdade poderia estar nos cartazes de academias, consultórios, e nas campanhas dos governos, um pouco mais caçador: Se movimentar mais, depender menos de repousos durante o dia, se alimentar de maneira mais natural, respirar, meditar e pronto, será mais saudável.

O que eu trago para vocês é um pensamento, uma filosofia, um desejo e um pedido.

A ideia é abraçar o conceito de algo chamado Humano Natural, o conceito que dentro de nossa sociedade devemos inserir as características humanas que nos trouxeram até aqui, não só inteligência, mas força, mobilidade, flexibilidade, adaptação.

O Pensamento do Humano Natural surgiu quando analisando hábitos de populações indígenas vemos um povo com muito menos queixas de problemas físicos e até mesmo mentais, por uma maior necessidade da atividade física para viver, se encontram mais fortes, saudáveis e capazes.

Trazer a ideia desse pensamento para a vida de um humano moderno é um trabalho, por isso filosofar em cima desse princípio é essencial, saber o que são as características essenciais físicas do ser humano, e a maneira que tem de ser inseridas no dia a dia dependem de avaliar não só apenas o indivíduo, mas o contexto em que vive, e suas capacidades, afinal de contas vivemos por décadas como um humano moderno, e abraçar o Humano Natural pode doer um pouco no início, logo, calma e progressão são nossos aliados sempre.

Tudo isso é o reflexo de um desejo meu, que abandonemos a pseudociência que tenta explicar problemas de saúde sem jamais olhar que o problema inerente de muitas pessoas é a sua falta de humanidade física, sendo franco, muita cabeça e pouco corpo, e olhar um exame de joelho e falar que um idoso de artrose por idade é pseudociência das mais doloridas. Meu desejo é que nos tornemos em geral mais saudáveis, e menos rígidos tanto fisicamente, quanto mentalmente sobre nossas capacidades e vontades, indo além do que fazemos, e nos tornando mais do que achamos que podemos ser.

E por final, meu pedido é que vocês tentem se mexer mais, não acreditam piamente que suas dores e problemas são eternos, e que não tem soluções, o movimento é a base chave do ser humano, e abandonar isso é se tornar menos humano. Peço que sejam o mais humanos que puderem ser, com calma, se movimentando, se exercitando, e comunicando.
Para que possamos juntos, nessa jornada reabilitar nossos limites, nos tornarmos mais naturais e mais humanos, em suma, sermos humanos naturais.

Assinatura William Osterkamp Reabilitando Limites

Deixe um comentário.

Sobre Nós

O corpo humano não se acostuma em ficar parado. Independentemente de sua limitação, nosso corpo é feito para se movimentar. Tornar isso possível é o trabalho da Osterkamp.

Instagram
The access_token provided is invalid.
Siga-nos