Osterkamp

O Novo não é melhor só porque é novo

O que é evoluir?

Uma empresa é ser mais rica né? Uma cidade é ser mais populosa, ter mais prédios, mais carros. Uma comida é ser mais rápida, mais prática. Um povo é ser mais produtivo, mais dinâmico.
Evoluir é se adaptar né? E aonde nisso tudo está o ser humano? Mais gordo, mais fraco, mais preguiçoso, será que evoluímos errado? Ou nos confundimos o que é evolução?

Nem todo prédio é sempre melhor que uma casa no campo, nem toda piscina é melhor do que o rio ou praia, nem todo hambúrguer e pizza é melhor que uma salada e uma comida caseira, nem todo calçado é melhor que nossos próprios pés, e nem todo Netflix é melhor que um passeio na rua.
Nem todo carro é melhor que caminhar, nem todo emprego é melhor que viver da terra, nem toda evolução é de verdade evolução, e nem tudo antiquado é errado, nem toda doença é do nada, e nem todo preguiçoso não tem sua parcela de culpa.

Contraste

Eu particularmente sempre gosto de fazer contrastes, as vezes uma cor não parece tão forte até que colocamos do lado de outra oposta, e nada mais contrastante que nossa vida atual, que se tornou mais tecnológica e mais moderna, mas ao menos tempo menos saudável. Nossos hábitos diários abandonam características humanas que foram associadas à nossa evolução por muito tempo, e é só olhar para dados de organizações de saúde para vermos o quanto esses hábitos eram essenciais não só para garantir recursos, mas para manter o corpo humano em movimento saudável.

Lado a lado, um antigo parece saúde, e o novo doença, mas não precisa ser assim:

Clique na imagem para assistir

Impasse ou concessão?

Quem já me viu correndo na rua descalço sabe que não tenho problemas em abraçar o “novo”, ou o velho de novo, mas é interessante e importante saber que uma vida mais saudável com hábitos naturais não quer dizer um abandono da modernidade, mas sim um ponto de equilíbrio, identificar quais coisas estamos errado, e como deixá-las mais próximas do correto. Precisamos comer mal todos os dias? Ficarmos sentados da mesma maneira todo o dia? Usar calçados desconfortáveis todos os dias? Ir a todo lugar de carro?

Busque o saudável dentro de si, nem toda selva tem que ser de pedra, o ser humano tem a capacidade de se adaptar ao seu meio, e infelizmente o meio que escolhemos viver atualmente não nos dá saúde, ele nos dá conforto demais, e nos pede em troca nossa capacidade física.

Colocar nosso corpo em necessidade de seus movimentos primordiais é fácil, pois se exercitar é o estado comum do corpo humano.

Clique na imagem para assistir

E para começar só precisamos de vontade, aqui demonstro como podemos fazer vários exercícios para os ombros, que são primitivos, primordiais, naturais, antiquados e por incrível que possa parecer, essenciais.

Clique na imagem para assistir

Mas não só exercício tem que ser feito, o defeito do termo exercício é que ele traz a ideia de que um dia repleto de más escolhas pode ser revertido com 3 horas por semana de movimento, por isso que também gostamos de puxar briga com o trabalho, que ele não precisa ser sempre do mesmo jeito.

Como eu demonstro aqui, que nem sempre são necessárias soluções complexas:

Se confronte, e descubra o que pode ser melhor na sua vida, nós somos corredores natos, com capacidades físicas e mentais flexíveis, você tem essa capacidade, só não está a usando.

Assinatura William Osterkamp Reabilitando Limites

Deixe um comentário.

Sobre Nós

O corpo humano não se acostuma em ficar parado. Independentemente de sua limitação, nosso corpo é feito para se movimentar. Tornar isso possível é o trabalho da Osterkamp.

Instagram
The access_token provided is invalid.
Siga-nos