Osterkamp

Como aplicar os pilares da saúde no isolamento?

Muito se faz confusão com pânico e medo, esse momento em que vivemos não deve ser um momento de pânico, mas de medo sim. Medo é olhar uma situação e ver que ela será negativa, e dentro desse cenário entender o que devemos fazer, e ao que tudo aponta, com as informações de especialistas e outros países, o melhor a fazer é ficar em casa e se cuidar.

Trouxemos informações que são relevantes no cenário atual para, além de passar pela pandemia, também manter uma integridade física e mental. Manter o corpo são, e a mente sã. Como muitos já estão falando, vai ser necessário ficar mais em casa, e sair apenas com motivos realmente necessários, passear e dar uma caminhadinha acaba se tornando um risco desnecessário para si e principalmente para os outros.

Entre os 4 princípios básicos de manutenção da saúde nós temos: o hábito de se movimentar, preservação de uma qualidade de sono, alimentação adequada e o controle do estresse. Esses 4 princípios irão afetar quando alterados nosso humor, peso corporal, disposição, podendo até piorar um cenário psicológico.

É importante apontar certas verdades então para o período atual.

Clique na imagem para assistir

O exercício por si só é uma excelente ferramenta para combater todos os problemas que o isolamento social terá como efeito colateral no indivíduo, pois o exercício tem efeito de organizar a rotina de uma pessoa, combater o tédio, regular apetite, melhorar o sono, reduzir ansiedade e estresse, além de ser essencial para manutenção do peso e por manter resistência, também promove saúde.

Mesmo dentro de casa?

Sim, mesmo em casa.
Existe uma premissa que não existe necessariamente exercício ruim, apenas exercícios mais ou menos indicados dependendo o que uma pessoa pode buscar. Dentro do cenário atual busque fazer coisas simples e seguras em casa tendo a orientação de um profissional, se possível, para garantir que esteja fazendo o correto para se manter saudável.

Além do exercício, existem diversas estratégias para ajudar a controlar estresse e ansiedade, nesse caso a meditação é uma delas, cada vez mais comprovada cientificamente tendo impacto positivo em função cerebral, além de reduzir marcadores de estresse e dores, a meditação pode ser uma estratégia muito poderosa para tentar se controlar e acalmar tendo simplesmente alguns minutos.

Clique na imagem para assistir

E no final de um dia assim, que envolve muitas dúvidas, dormir é o melhor remédio para que consigamos então desligar por alguns momentos, esquecer o dia de hoje e seguir em frente, sendo o detalhe final em um dia para garantir que possamos manter o corpo saudável. Com um descanso adequado para o esforço do dia, além de garantir que o cérebro possa trabalhar de maneira adequada, saiba como armazená-la e ajudar que nós com tempo consigamos analisar a situação e tomar atitudes calmas e corretas.

Mas e como dormir bem agora?

Clique na imagem para assistir

Sono é um dilema, pois dormir bem depende muitas vezes de escolhas nossas. Separar um tempo adequado para dormir, não abusar de cafeína e refeições pesadas antes de dormir pode ajudar, mas não é uma fórmula mágica, pois nossa cabeça tem o hábito de brincar com a gente as vezes, e é completamente normal que tenhamos um pouco de insônia e logo não estamos gostando de deitar e dormir. Aqui vai entrar a força do hábito, eventualmente indo para a cama em um horário similar todas as noites tem grandes chances de fazer o sono se tornar rotineiro, além de como já disse, preencher seu dia de rotinas úteis e saudáveis vai tornar o sono necessário pelo cansaço, então vamos ter que depender aqui de paciência e insistência.

É difícil falar sobre esse momento de uma maneira engraçada e tranquila, é um momento de seriedade, e de problemas reais, espero que com essas informações possamos ter um momento melhor de isolamento, e que possamos manter nossa tranquilidade referente ao período que temos pela frente ainda.

Força, coragem e paciência,
São os votos da Osterkamp.

Assinatura William Osterkamp Reabilitando Limites

Deixe um comentário.

Sobre Nós

O corpo humano não se acostuma em ficar parado. Independentemente de sua limitação, nosso corpo é feito para se movimentar. Tornar isso possível é o trabalho da Osterkamp.

Instagram
The access_token provided is invalid.
Siga-nos