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Até o Super-Homem precisa dormir

Nessa história em quadrinhos de 1972, o Super-Homem descobre que sua identidade secreta, Clark Kent, é perseguida por um assassino misterioso. No decorrer da história, se descobre que na verdade o Homem de Aço um dos super-heróis mais poderosos das histórias em quadrinhos, estava alucinando por falta de sono.

Numa sacada genial de que, seu maior inimigo é você mesmo, o herói acaba passando 3 semanas sem dormir. Com isso, sua mente começa a se sobrecarregar, e suas alucinações fazem com que ele se volte contra ele mesmo.

Essa história de 1972 traz uma lição que infelizmente não foi aprendida ainda, e muito menos compreendida. Achamos o sono importante, mas não sabemos quanto, e muito menos o porquê.

Traduzindo a ideia da história de maneira direta, é como se o Super-Homem por não dormir o que seu corpo necessitava, estivesse na verdade tentando matar a si mesmo. Enquanto na época isso poderia ser considerado um exagero, hoje em dia com cada vez mais e mais pesquisas demonstrando a importância do sono, conseguimos perceber que o escritor acertou em cheio, isso a quase 50 anos atrás.

Descoberta que por exemplo, eu mesmo tive de experiênciar quando também sofri física e mentalmente por ter me privado do sono por um grande período.

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Mas, uma vantagem que o Super-Homem ainda tem sobre nós, e que a história acaba por nos mostrar, é que ele precisa em torno de 2 ou 3 horas de sono para se recuperar, enquanto nós, ainda estamos descobrindo a resposta para essa pergunta.

O sono e o que as pesquisas descobriram!

Existem pessoas que precisam menos de 7 horas de sono por noite, mas você não é uma delas.

Embora muitas pessoas digam que se sentem bem com menos do que as usuais 7-9 horas de sono, na verdade cientistas descobriram que apenas uma parcela de 3% da população tem uma alteração genética que os garante o descanso adequado com 6 horas de sono ou menos. E sim, de 7-9 horas é uma faixa esperada para jovens adultos e adultos para garantir uma expectativa de recuperação adequada durante a noite.

O celular e a iluminação de minha casa podem prejudicar meu sono?

O celular e inclusive qualquer fonte de luz azul vai prejudicar o sono, pois receptores dentro de nossos olhos captam essa luz e informam ao cérebro que ainda é dia, prejudicando então nosso sono. Mas que tipo de luz é essa? Seriam apenas as cores brancas?

Infelizmente não é tão simples. Como exemplo, olhem para a iluminação de sua casa, normalmente as lâmpadas possuem duas principais modalidades, luz quente ou fria. Toda luz fria é mais branca e gera esse efeito negativo sobre o ciclo do sono, então, se você estiver em sua sala de estar à noite, com uma lâmpada de luz fria, ao ver televisão com o telefone celular na mão, você está atrapalhando seu sono, e terá uma noite de sono pior. 
Alguns aparelhos de celular, e monitores ou televisores, possuem opções para trocar a iluminação de fria para quente, o que nos auxilia a reduzir esse efeito. As lâmpadas deveriam pelo menos nos ambientes de convivência, antes de dormir, serem trocadas por lâmpadas de luz quente.

O álcool me dá sono, logo faz bem pra dormir, certo?

Errado. Embora seja comprovado que o álcool tem o efeito de induzir o sono por alteração hormonal, o ciclo do sono não consegue se realizar por completo, gerando dificuldade em se atingir o sono profundo, dessa forma o álcool acaba lhe garantindo mais horas de sono, porém que não surtem tanto efeito.

Mas o que eu posso perder por não dormir o suficiente?

Nas últimas décadas, várias descobertas de alterações fisiológicas foram associadas à dormir o suficiente ou não, algumas delas são:

• Aumento de gordura corporal;

• Redução de massa muscular;

• Redução de cálcio ósseo;

• Aumento de risco de fratura por estresse;

• Aumento de risco de desenvolver depressão ou ansiedade;

• Redução da capacidade do sistema imunológico;

• Dificuldade em armazenar memórias novas;

• Perda de equilíbrio;

• Alterações de humor;

O sono em falta é uma verdadeira bomba para o nosso corpo. Quando não está adequado, não somos nós mesmos, e nos expomos à mais riscos de doenças.

Como posso descobrir se estou com problemas no meu sono?

Em primeiro lugar, devemos descobrir se estamos com privação de sono. Quando apresentamos cansaço durante o dia, e sentimos a necessidade de uma soneca no meio do dia, se o consumo de café é praticamente obrigatório, se durante o final de semana as horas de sono necessárias são muito maiores, e se precisamos do vilão despertador para acordar sempre, então sim, estamos devendo sono para o nosso corpo.

Da mesma maneira que não se deve tentar ficar 5 dias sem comer, e depois comer a comida de 7 dias em dois, tentar compensar o sono perdido da semana durante o final de semana não é a solução para resolver o problema, além de insistir na necessidade de dormir menos durante a semana.

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Além de mudar as luzes em contato com nossos olhos, também devemos organizar nossa rotina e se esforçar em um experimento. Tentar acordar sem o temido despertador, deixar o nosso corpo dormir o quanto ele precisa, durante a semana, e com essa experiência entender como melhorar nossa estrutura de sono.

Eu me encontro escrevendo este artigo, após ler, pesquisar, e simplesmente aceitar que não sou o Super-Homem. Meu corpo precisa de mais sono, precisa de mais descanso como muitos de vocês que leem este artigo.

Como um sistema orgânico complexo, nosso corpo precisa de equilíbrio, esforço equilibrado com repouso, o desgaste precisa do período de reconstrução, senão o corpo definha e adoece. Assim como o Super-Homem teve seu corpo brigando com ele mesmo por falta de sono, eu tive minha experiência com a Meningite pelo mesmo motivo. Falta de Sono, um vilão que nem eu e nem o Super-Homem queremos enfrentar novamente.

Até mais, e bons sonhos!

Assinatura William Osterkamp Reabilitando Limites

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O corpo humano não se acostuma em ficar parado. Independentemente de sua limitação, nosso corpo é feito para se movimentar. Tornar isso possível é o trabalho da Osterkamp.

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